Construindo um Espaço Cooperativo
Pré-implementação
A Aprendizagem Cooperativa dispõe de inúmeros métodos e formas de desenvolvê-la e combiná-la, por isso é uma metodologia susceptível a ajustes, ou seja, "deve distanciar-se das aproximações prescritivas ou diretas, próprias de profissionais que só aplicam técnicas ordenadas por passos" (Johnson e Jonhson, 1994). O que não necessariamente implica em uma forma desorganizada de estudo, muito pelo contrário, ela preza pelo uso de estratégias dispostas de forma organizada e dinâmica. Caso o estudante tenha interesse em elaborar um cronograma/roteiro de atividades para organizar um grupo de estudos que utilize a metodologia da Aprendizagem Cooperativa através de grupos (células) de estudo, ou mesmo um professor que tenha interesse em trabalhá-la em sala de aula, é importante que se conheça as técnicas para implementá-la, o porque de utilizar dinâmicas em cada encontro, a necessidade de conhecer a história de vida dos membros da equipe e definir como deverá ser feito o processo avaliativo. A partir desses conceitos, pode-se trabalhar essa metodologia de forma adequada, tirando máximo proveito. A seguir é dada uma sugestão de como pode-se organizar as etapas de implementação:
1. Inicialmente, deve-se explicar quais objetivos pretende-se alcançar, e estes devem ficar claro para todos;
2. Seria interessante aplicar alguma dinâmica com a turma, de forma a aliviar a tensão do grupo;
3. Pode-se distribuir uma tarefa individual (exercício, leitura, resumo, etc.) e determinar um tempo para a sua execução, e em seguida, convidá-los a compartilhar em pequenos grupos (células) de duas ou três pessoas (rotatividade obrigatória, ora um fala, ora ouve) e posteriormente compartilhar em grupos (células) maiores ou com toda a classe. Nesta etapa, deve-se escolher uma técnica de Aprendizagem Cooperativa;
4 É necessário explicar a importância de conhecer a história de vida do outro, e semanalmente (ou por um período acordado entre a turma) convidar um membro do grupo a fazer isso;
5. O término das atividades (da aula ou de encontro da célula) pode ser feito através do processamento de grupo, onde cada estudante tem a oportunidade de expressar seu ponto de vista em relação ao que foi feito e se preferir, também pode dar sugestões. Caso seja necessário, o facilitador/articulador da equipe pode dar uma explicação, apresentando uma conclusão sobre o tema abordado naquele dia.
Abaixo está disponível alguns modelos:
Exemplo de plano de aula baseado nessa metodologia
Exemplo de roteiro de atividades de célula
Esse texto está baseado nos livros "Tramas: Procedimentos para a Aprendizagem". Autores: Carles Monereo/David Duran Gisbert; e "Trabalho em Equipe, Aprendizagem Cooperativa e Pedagogia da Cooperação. Autor: Frank Viana Carvalho."