Construindo um Espaço Cooperativo
História de Vida
Conhecer a história de vida dos membros de um grupo, seja ele de estudos, trabalho, amigos, etc., permite que o sujeito se coloque no lugar do próximo e o compreenda (ter empatia) caso este necessite de ajuda em algum momento. Essa atitude de acolhimento faz com que o participante se sinta pertencente a equipe e obtenha assim melhora no rendimento das atividades e um maior envolvimento com o grupo. O indivíduo irá contar uma autobiografia, reforçando os pontos que considerar importantes e desconsiderando os que lhe causam certo desconforto emocional. Existem duas possibilidades de se contar uma história de vida:
1. Biografia direta: é uma tendência americana na qual a pessoa é motivada a fazer sua biografia;
2. Biografia indireta: conta com a participação de uma segunda pessoa, responsável por fazer questionamentos que levem a pessoa que está contando sua autobiografia a responder perguntas que talvez passassem despercebidas ( essas perguntas não podem de forma alguma causar constrangimento no narrador).
Etapas para implementá-la:
-
Pode-se dividir a sala em equipes de no máximo 3 pessoas, para um melhor rendimento (caso a divisão em 3 não seja possível para todos, é preferível não formar grupos de 4, mas sim de 2, por causa do tempo dedicado a contação de história de vida);
-
Explicar aos estudantes cada uma das funções: controlador de tempo (responsável por orientar e avisar aos membros sobre o tempo que lhes resta para tal atividade), relator ( aquele que ouve com atenção o outro, para depois expor aos membros da equipe ou a toda a turma), e contador ( o responsável por falar sobre o que lhe foi pedido, neste caso, contar a sua história de vida). Essas funções são rotativas, ou seja, cada membro deverá exercer uma no decorrer da atividade;
-
Falar ou escrever na lousa algumas sugestões, que servirão de orientação para quem estiver contando sua história, tais como: momentos marcantes, pessoas importantes, como a pessoa se imagina daqui a alguns anos, etc.
-
Ao término dessa atividade dentro dos trios, ou duplas, os estudantes deverão formar um círculo em que todos eles relatarão, em até dois minutos, a história que ouviu do outro.
Esse texto está baseado no arquivo: "A História de Vida: Breve Introdução e Modo de usar".