top of page

Como é o processo avaliativo na Aprendizagem Cooperativa?

O foco principal dessa metodologia é a Aprendizagem, e nisso está incluso processos de avaliação e auto avaliação. Utiliza-se materiais (relatórios, entrevistas, apresentações) como uma maneira de adquirir conhecimento e aprimora-lo, e não como instrumentos que estimulam a competição de forma destrutiva.

Um facilitador/articulador do grupo de estudos em alguns momentos, ao longo do ano, pode optar por usar uma lista de verificação, na qual são enumeradas competências desejadas em uma determinada tarefa (por exemplo, tomar a iniciativa em soluciona-la). Por meio da análise dessas observações, ele fornece suporte para que os estudantes enfrentem as dificuldades (já existentes ou as que possam surgir). Esse procedimento é avaliativo, porém ele não testa conhecimentos. Existem inúmeras possibilidades de se avaliar o outro, porém muitas apresentam finalidades classificatórias e comparativas, sendo pouco eficazes quando se trata de orientar e formar.

Na Aprendizagem Cooperativa cada membro é avaliado tanto individualmente, como por sua atuação na equipe. Um exemplo de como essa avaliação pode ser feita é antes de realizar uma atividade, estabelecer critérios, atribuindo uma pontuação para cada um. Os conceitos que fundamentam esses critérios dependem dos objetivos e da meta a ser alcançada.

Um modelo de como esses critérios podem ser estabelecidos é apresentado abaixo:

Modelo de critérios estabelecidos para uma apresentação

bottom of page