Construindo um Espaço Cooperativo
-
Interdependência positiva de metas:
Nesta etapa, todos os membros trabalham visando um objetivo em comum, este somente será alcançado se todos trabalharem juntos, obtendo o sucesso ou o insucesso. O estudante tem a consciência de que só alcançará bons resultados se o outro colega também alcançar, portanto eles devem ajudar-se multuamente. Em outras palavras, a equipe trabalha em função de uma meta coletiva que poderá ser satisfatória ou não.
-
Interdependência positiva de recompensa/celebração:
Sempre que a equipe alcançar os objetivos é importante fazer uma celebração de resultados entre os integrantes, isso faz com que eles se sintam de certa forma recompensados, aumentando a motivação. O modo como essa comemoração ocorrerá deverá ser decidido entre os mesmos.
-
Interdependência positiva de tarefas:
Acontece toda vez que os estudantes de uma mesma equipe se reúnem para realizar uma tarefa que lhes foi atribuída, podendo variar, como resolver um problema ou preparar determinado tema, por exemplo. Isso pode ocorrer quando o tema é subdividido entre os estudantes e cada um se responsabiliza com a sua parte.
-
Interdependência positiva de recursos:
Mantém uma ligação direta com a interdependência de tarefas, uma vez que os membros do grupo dispõem de apenas uma parte do conteúdo indispensável à realização de uma determinada atividade. Dessa forma, faz-se necessário o compartilhamento do material, dentro do grupo, para que a equipe atinja seus objetivos.
-
Interdependência positiva de papéis:
Ocorre quando cada estudante fica encarregado de exercer uma determinada função (papel) que matém ligação direta com as funções desempenhadas pelos demais integrantes do grupo, de modo que a equipe atinja seus objetivos. É de extrema importância que os membros desempenhem com responsabilidade , a função (papel) o qual lhe foi atribuído. Exemplo: distribuir papéis complementares, como por exemplo, relator, coordenador, controlador do tempo, escriturário, responsável pelo material, etc.