top of page

Método Controvérsia/Polêmica Construtiva (jogo de papéis)

Finalidade: Desenvolver a empatia, a capacidade de argumentação e a habilidade de se colocar no lugar do outro, defendendo um ponto de vista, mesmo que esse não seja o seu.

 

Implementação: O(a) Facilitador(a)/Articulador(a) e os alunos deverão escolher um tema que possa gerar opiniões adversas e polêmicas. Partindo desse ponto, os estudantes deverão formar equipes de quatro pessoas, sendo que uma dupla defenderá uma posição a favor do tema ao qual ficou responsável e a outra manterá uma postura contrária, criticando e argumentando de forma convincente uns com os outros (não necessariamente os estudantes precisam ir de acordo com o que estão defendendo, no entanto, devem defendê-la como se fosse). Em seguida, os pares trocam de posição, passando a defender a opinião contrária a que estavam defendendo anteriormente, e isso deve ser feito perante toda a turma, eles não podem ter acesso aos materiais e as anotações feitas pelos colegas que defendiam tal ideia). No final, a equipe passa a ser uma só, e não mais dividida em pares como antes, então os membros devem trabalhar juntos para chegar a um resumo que inclua tanto as posições defendidas quanto o consenso em que chegaram. O(a) orientador(a) da atividade deve avaliar o desempenho das equipes e dos membros, observando os argumentos e clareza de ideias durante a apresentação.

Esse texto está baseado no livro "Tramas: Procedimentos para a Aprendizagem". Autores: Carles Monereo/David Duran Gisbert.

bottom of page